terça-feira, 21 de setembro de 2010

PANORAMA 2010 - MAC Feira de Santana

Abriu no dia 19 de agosto, a exposição anual promovida pelo Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (Feira de Santana/BA), denominada "PANORAMA 2010". Nela, artistas visuais baianos são convidados pelo Museu, a expor imagens fotográficas em homenagem ao mês da fotografia, agosto.

A mostra fica aberta até 20 de setembro/2010.


"Homenageando o dia internacional da fotografia, comemorado dia 19 de agosto, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira (MAC-Fsa) realiza a mostra fotográfica PANORAMA-2010. Nessa quarta edição do evento um diversificado elenco tenta traçar um painel da atual produção fotografica baiana:
Juraci Dórea, decano da arte feirense e um dos mais expressivos artistas plastico baianos; Raimundo Carvalho, artista visual e fotografo natural de Teofilandia; Maria Dolores Rodriguez, fotografa e editora da revista TRANSA; René Rama, artista plástico natural de Serrinha, mestre em artes visuais e atualmente com sua “Retrospectiva” em exibição no MAC; Os profissionais da fotografia Renato Lima e Eduardo Jr.; Grupo Úbere, coletivo oriundo da Escola de Belas Artes da UFBA e formado por Tanile Maria, Leandro Ferreira, Josemar Antonio e Davi Bernardo; Marcio Junqueira, poeta e artista visual, publicou recentemente pela Coleção Rabiscos da Edições-MAC “voilá mon coeur”, livro de desenhos; George Lima, fotografo e pintor integrante do GRUPO GEMA, coletivo feirense de pesquisa e arte; Brito e Marcos Porto, fotógrafos diletantes; Victor Venas, artista multimídia e atualmente mestrando em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFBA; Os novíssimos talentos: Eduardo Quintela, Núbia Lafaette, Heloisa França, Patrícia Martins e Rodolfo Pimenta; e encerrando a lista, Roberto de Souza, natural de Feira de Santana mas radicado em Salvador, fotógrafo com várias premiações em Salões de Arte e com participação em diversas exposições nacionais e estrangeiras.


O PANORAMA-2010 tem abertura nesta quinta- feira, dia 19 de agosto às 20 hs, e fica exposto a visitação até dia 20 de setembro."

DESLOQUE-SE - II
Percurso fotográfico
Grupo Úbere
"Segundo Sigmund Freud, em seu livro “Interpretação dos Sonhos”, o deslocamento é um mecanismo essencial para a elaboração dos sonhos, uma vez que permite o recalcamento, que por sua vez está diretamente relacionado com a criação literária (e, por extensão, a criação artística).

O deslocamento é a operação característica dos processos através da qual uma quantidade de afetos se desliga da representação inconsciente à qual estava ligada e vai ligar-se a outra que tem como precedentes laços de associação.

Assim, partindo de pesquisas em torno deste conceito os artistas do grupo Úbere (Tanile Maria, Leandro Ferreira, Josemar Antonio e Davi Bernardo) realizaram um passeio fotográfico, pela Avenida Sete, um dos mais importantes centros de comércio popular de Salvador.

O local permitiu o contato direto com o cotidiano daquela comunidade, que diariamente tende a deslocar-se aos arredores da arquitetura peculiar, de valor cultural considerável na histórica da cidade, vendendo, comprando, pesquisando, circulando, comunicando-se, deslocando-se, sobrevivendo.


A mostra fotográfica exibe uma percepção singular a cerca desse dia a dia, percorrendo um caminho cheio de informação, relações e surpresas. Cada integrante com seu ponto de vista, porém somados através do agrupamento das imagens."

Josemar Antonio, "Peeping Tom", 2010.


Davi Bernardo, "Escadas", 2010.

Leandro Ferreira, "Protegidos por Iemanjá I e II", 2010.

Tanile Maria, "A primeira impressão é a que fica", 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário